quarta-feira, 19 de maio de 2010

ARTE EGÍPCIA: 7ª séries

1)Religião: politeístas.

2)Deuses:antropomórfica(forma humana), zoomórfica( forma animal) e antropozoomórfica( forma humana e animal).
Faráo:Os valores dos egípcios eram eternos e estáveis. Suas leis perduraram cerca de 6.000 anos. O Faraó representava os homens junto aos deuses e os deuses junto aos homens, assim como era responsável pelo bem-estar do povo, sendo considerado também como um próprio Deus.

3)Materiais para pintura em paredes:O local a ser trabalhado primeiramente recebia um revestimento de gesso branco e em seguida se aplicava a tinta sobre gesso. Essa tinta era uma espécie de cola produzida com cores minerais.
Temáticas:Os egípcios ao esculpir e pintar tinham o propósito de relatar os acontecimentos de sua época, as histórias dos Faraós, deuses e do seu povo em menor escala, já que as pessoas não podiam ser representadas ao lado de deuses e nem dentro de templos.

4)Pintura:Na pintura destaca-se uma decoração colorida que era um poderoso complemento das atitudes religiosas, cujas características são: ausência de três dimensões, ignorância da profundidade(perspectiva), colorido a tinta lisa (sem claro e escuro e sem indicação de relevo), e da "Lei da Frontalidade" (que determinava que o tronco e o olho da pessoa fosse representado sempre de frente, enquanto sua cabeça, suas pernas e seus pés(membros)eram vistos de perfil), e quem é mais importante é maior e com apele mais escura.

5)Decoração: As decorações são feitas com hieróglifos, pinturas e relevos.
Na arquitetura destacam -se as construções dos grandes templos e tumbas.

6)Arquitetura:
* Solidez e durabilidade(monumental e feitos de grandes blocos de pedra);
* Sentimento de eternidade(para a vida após a morte);
* Aspecto misterioso e impenetrável(preservação do sarcófago e dos tesouros) .
*Os monumentos mais expressivos da arte egípcia são os túmulos e os templos( Esfinge).
*túmulos:mastabas,pirâmides e hipogeus.

7)Escultura:
Os escultores egípcios representavam os faraós e os deuses em posição serena, muitas vezes de frente, sem demonstrar nenhuma emoção e movimento( estáticas). Pretendiam com isso traduzir, na pedra, uma ilusão de imortalidade. Com esse objetivo ainda, exageravam freqüentemente as proporções do corpo humano, dando às figuras representadas uma impressão de força e de majestade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário